Transplante Capilar

transplante-capilarA perda de cabelo é uma das maiores preocupações estéticas que assolam os homens desde sempre. Este problema é também cada vez mais frequente nas senhoras, estimando-se que cerca de 30% do público feminino sofra de calvice.

Para solucionar a calvice foram desenvolvidos vários estudos e implementadas várias metodologias de tratamento. Actualmente, o transplante capilar através do método FUE (Folicular Unit Extraction) é considerado como a solução mais inovadora e eficaz para tratar definitivamente a calvície.

Através deste método, os folículos capilares são extraídos um a um da zona dadora (nuca e laterais) e redistribuídos e recolocados, também um a um, nas áreas calvas do paciente. Uma vez que os folículos capilares são extraídos do próprio paciente, não existe risco de rejeição, voltando o cabelo a crescer nas áreas onde já haviam caído definitivamente.

O procedimento utilizado no transplante capilar FUE é simples, seguro, eficaz, pouco invasivo, sem cortes na pele nem cicatrizes e indolor. Dado ser um procedimento pouco invasivo, o paciente pode voltar ao trabalho no dia seguinte, desde que o mesmo não exija esforços de maior.

Os resultados do transplante são visíveis normalmente após cerca de 3 a 4 meses, sendo que a medida que o cabelo cresce se verifica o preenchimento da zona transplantada.

Esta técnica é viável não só para o cabelo, mas também para a reconstrução de sobrancelhas e barba.

 

Métodos de Transplante Capilar

São duas, actualmente, as técnicas mais frequentemente utilizadas pelos especialistas para a execução de um transplante capilar:

  • FUE (Follicular Unit Extraction ou Extracção de Unidades Foliculares);
  • STRIP ou FUT (Follicular Unit Transplantation ou Transplante de Unidades Foliculares).

 

Em seguida, apresenta-se de forma sintetizada as características principais das duas técnicas.

Síntese das características dos métodos FUE e FUT:

FUEFUT
Implante individual de folículosImplante de excerto
Unidades foliculares extraídas uma a umaAs unidades foliculares são extraídas em banda de couro cabeludo
Extracção de cerca de 1.500 a 2.000 folículos por sessãoExtracção de cerca de 3.000 a 3.500 folículos por sessão
Com anestesiaCom anestesia
Sem cortes, sem cicatrizes, não necessitando, por conseguinte,  de pontos ou suturasCom pontos que devem ser removidos até 10 dias
Resultados permanentesResultados permanentes
Dor após o tratamento: sem dorDor após o tratamento: alguma dor
Cerca de 2-3 dias para regresso ao trabalhoCerca de 2-3 dias para regresso ao trabalho
Tempo de recuperação para a realização de exercício: 1 a 2 semanasTempo de recuperação para a realização de exercício: 2 a 3 semanas
Tempo necessário caso seja necessária outra sessão de transplante: cerca de 3 mesesTempo necessário caso seja necessária outra sessão de transplante: cerca de 9 meses

Face às desvantagens associadas ao método FUT comparativamente ao FUE, actualmente o processo mais utilizado para transplante capilar é o Follicular Unit Extraction.